quarta-feira, 12 de maio de 2010
Despertar Criadores
"Não existe ato mais revolucionario do que ensinar um homem a enfrentar o mundo enquanto criador." GARAUDY
Educação poético do movimento. A denominação surge depois de não saber em que lugar encaixar: o ator ou o bailarino.
Eis um lugar restaurado: Educador Poético. Afora arrogâncias ou prepotencias, apenas instigação. A poesia surge dos questionamentos. O poeta ao sentir traduz-se, ao traduzir conta o que e como sentiu: Dor, pena, prazer, incompletude. Sensações.
O vocabulário poético é então requisitado: Rimas, estrofes, construções contemporaneas para um corpo que está latente de expressões.
Educação não é igual a formatação. Sim! Existem os limites, porém são limites provisórios. Assumidos enquanto bailarinos que reconhecem suas potencias do agora e validam esse agora, e é claro, ansiando pelo amanhã.
"Não se trata de criar uma nova magia por meio de uma gesticulação simbólica, alheia à vida e sem alcance sobre ela, mas de dar ao homem a imagem de como sua vida poderia ser um movimento harmoniosos, livre e alegre para nele despertar a nostalgia do futuro e a vontade de tornar esse possível realidade." GARAUDY
Uma educação de perceber-se. Sentir que seu corpo (a própria pessoa) é a concretização de sua história, de suas experiências corporificadas (corpespiriente). Elas ali, no envólucro corporal, as quais se fizeram mais corpo, mais história e mais traços.
Aceitar, validar e expressar-se. O educador poético do movimento estimula, instaura a pergunta. O movimento responde: O que? Como? Porque? Ele (o movimento) responde: Movimento diz apenas movimento!
Cabe ao sentir dos demais, o sentir.
Educar poeticamente é permitir, ou dizer: Vá! Sim, você pode. Limites? Quais são os seus? Os meus são esses. Quer descobrir os seus? Então dê-me sua mão, estou ao seu lado.
A partir do convite, do compartilhar, a dança é revelada. Ela sempre esteve lá. E a poesia começa. Como uma vida com uma trilha sonora mais alta, como um céu que vai se abrindo conforme se corre ao longo da margem de um mar ou como olhos que lentamente se abrem para ver quem eram aqueles que gritavam surpresa ao entrar em sua casa escura.
O movimento acontece. Desnuda.
E nú, dançam: Educador, bailarino, espaço e pensamentos.
A Educação Poética do Movimento se baseia nos principios da Educação Somática, Dança, Terapias Contemporâneas e Gestalt- Terapia, reforçadas pela palavra "Corpespiriencia" (CORPO +EXPERIÊNCAS). Não se trata de uma nova modalidade, mas sim de um outro nome para um outro rearranjar de pressupostos.
"O objetivo das artes do movimento e da educação a partir do movimento não é o de habilitar a uma carreira bem sucedida na hierarquia social, mas o de desenvolver o amor pela e a aptidão para a criatividade pela expressão pessoal. Esse objetivo é, ao mesmo tempo, uma experiência estética fundamental e um engajamento social. O ato de criação, ou seja, ato revolucionario de desprendimento das rotinas da ordem estabelecida, de seus valores e de suas rígidas hierarquias, esforço para conceber um novo projeto de civilização e os meios de realizá-lo em nome desse critério único: instituir uma economia, um sistema político e uma cultura que criem as condições nas quais cada homem possa vir a tornar-se um homem, isto é, um criador, um poeta." GARAUDY
Roger Garaudy é um dos pensadores franceses mais conhecidos no Brasil.
Bibliografia:
ROGER GARAUDY, DANÇAR A VIDA.
THOMAS HANNA, CORPOS EM REVOLTA.
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