Ser um estrangeiro em si mesmo. Palavras do grande bailarino mineiro e brasileiro que por décadas alimentou a maneira nacional de ver a dança. O estudo de Klauss Vianna traz a visão e a observação para corpos que estavam acostumados ao rígido sistema de aprendizado do balé clássico. Por meio de consciência e exercícios de auto-conhecimento, o processo proposto por Klauss tem resultados eficazes. Embora uma das máximas do autor seja a validação do processo, o caminho do movimento, é inegável dizer do valor e da força que seu "método" propõe ao artista cênico. Contudo o observar-se não está restrito aos artistas, Klauss instaura um pensamento solidário na dança, o movimento para todos. Isolando as partes, trabalhando-as e depois as integrando no processo da movimentação, é possível prever padrões e bloqueios no movimento.
Por fim, a espiral do movimento e seu entendimento propõem a fluência, o fluxo constante, a compreensão do universo dissolvido em cada célula humana.
Klauss Vianna foi diretor artístico da Escola de Bailados do Riode Janeiro e de São Paulo, uma das figuras mais influêntes na dança brasileira. Merece reconhecimento e pesquisa. O governo sustenta um site para Klauss, falando de sua extensa obra e de raros manuscritos escritos pelo autor. No Rio de Janeiro, sua família continuou seu trabalho, a Faculdade Klauss Vianna e Angel Vianna promove cursos livres de graduação e pós-graduação únicos no território nacional.
Vale conferir.
www.klaussvianna.art.br
www.escolaangelvianna.com.br
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